terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Você sabia disso ?!



O primeiro brechó surgiu no Rio de Janeiro, no século XIX, foi fruto da genialidade de um homem chamado Belchior. Ele abriu uma loja que vendia roupas e objetos usados e acabou dando seu nome a essa nova modalidade de vendas: Belchior virou Brechó. Desde então essas lojinhas cheias de histórias e lembranças fazem muito sucesso.

Nos anos 70/80 o movimento punk inseriu na sociedade uma nova ideia do vestir, o hand maded, roupas que eles produziam em casa ou cutomizavam para deixá-las de acordo com a estética proposta pelo movimento. Isso também aconteceu no movimento hippie, mas os punks foram os mais fortes nesse aspecto.

Não faz muito tempo que os brechós retomaram seu lugar ao sol, isso por que o mundo desenvolveu um pensamento mais sustentável e percebeu que é possivel sim continuar consumindo roupas, mas de maneira sustentável. Isso vale para os consumistas de plantão!

O legal do brechó está na possibilidade de comprar roupas, acessórios e cacarecos dos anos 80 e 90, e também poder ver bem de pertinho o que realmente foi moda nessas épocas, poder tocar e saber o que as pessoas queriam naquela época, o que as pessoas esperavam do design e da sociedade naquela época. Para quem estuda moda é um grande aliado para criar um coleção, com determinda caracteristica da época.




Algumas pessoas olham torto para roupas de brechós, "Eca roupa usada!". Até que varias matérias começaram a ser publicada em algumas revistas conhecidas, que comprar roupas em brechó seria a nova onda, uma vez que o meio ambiente berrava pela sustentabilidade! A partir daí, os brechós começaram a ficar cada vez mais cheios e sofisticados e freqüentado por pessoas com qualquer poder aquisitivo...

Foi-se o tempo em que as roupas de brechós eram consideradas artigos inferiores. Com a massificação da moda através das redes de fast-fashion, os brechós acabaram se tornando uma ótima opção para quem gosta de compor um visual mais diferenciado, mais único e com mais personalidade.

E a onda é essa, só se jogar e arrazar no look'

Nenhum comentário: