sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

O legado fashion do astro Michael Jackson



Antes de ir para uma festa cujo traje era esporte fino, um amigo me fez a seguinte pergunta: “Estou bem vestido?”. Minha resposta foi imediata: “Está parecendo o Michael Jackson!” A semelhança estava no terno e sapatos pretos com meias brancas, um erro para a ocasião.
De fato não podemos negar que Michael Jackson, o Rei do Pop, cantava e dançava maravilhosamente bem, e soube como ninguém registrar naturalmente sua identidade fashion.
As meias brancas que mencionei anteriormente tem explicações plausíveis: eram pontos de luz estrategicamente inseridos em seu figurino para dar foco, valorizando assim os movimentos inacreditáveis que o astro fazia com os pés.
Não podemos confundir figurino com moda, já que o primeiro é uma roupa destinada a caracterização de uma imagem, e o segundo destina-se as tendências e costumes da sociedade. No entanto, muito de seus figurinos passaram a ser usados atualmente de forma diluída. Veja a seguir seu legado fashion:
Calça “pescando-siri” - A calça encurtada, propositalmente pelo mesmo motivo das meias brancas, voltou com tudo. De acordo com os novos rumos da moda, nada é muito certinho. O comprimento da calça na altura do tornozelo foi proposta de vários estilistas.


Sapato Oxford - Os sapatos Oxford envernizados eram os preferidos do artista. O sapato tipicamente masculino retorna à moda sendo usado tanto por homens, quanto por  mulheres.

Jaqueta Perfecto - No clipe da música “Bad”, Michael Jackson interpretou o líder de uma gangue. E para a composição do personagem, o elemento principal sem dúvida foi a Perfecto. A jaqueta, que virou um clássico dos anos 80, é a aposta para o Inverno 2009.

Skinny de Couro - A calça skinny de couro usada no clipe da música “Billie Jean” volta como proposta de Inverno 2009.


Ray Bay Wayfarer - Os óculos Ray Bay Wayfarer, outro clássico dos anos 80, não saía da face do artista. E hoje volta com tudo, sendo o acessório preferido dos fashionistas.

Reprodução / Site Chic

Chapéu Fedora - Um dos figurinos mais marcantes de sua tragetória sem dúvida foi o estilo mafioso, composto de terno e chapéu Fedora. Tal acessório tornou-se um clássico dos anos 30, e atualmente voltou com os cantores de hip-hop americano, dando charme e estilo ao terno.

Reprodução / Site Chic; Reprodução / Homens Modernos

P&B - Além de ousado, o Rei do Pop era tradicional. Uma mostra disso é o frequente figurino preto e branco. A combinação p&b é um clássico de moda, podendo ser usado em qualquer ocasião.

Reprodução / Site Chic

Aristocrático - Em público, Michael Jackson fazia a linha aristocrática, usando jaquetas com brasões e corrente. Para o Inverno 2009, os brasões em jaquetas foram a aposta do estilo preppy conservador, em voga.

Reprodução / Site Chic

Bling Brilhos - Astro que é astro já tem luz própria, mas os brilhos compuseram todo o seu talento. O lamê, que até então era considerado tecido para figurino ou fantasia, é a proposta para brilhar nas ruas no Verão 2010.

Reprodução / Site Chic

“Você e eu devemos fazer um pacto. Devemos trazer de volta a salvação. Onde existir amor, eu estarei lá” - Michael Jackson







Nenhum comentário: